Educação Infantil
A filosofia educacional adventista, além de contemplar os objetivos previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC, 1998), propõe objetivos específicos para o desenvolvimento da criança com base nos princípios éticos cristãos.
Assim, o trabalho é desenvolvido para cada faixa etária de maneira a explorar o aprendizado de valores, interação social, aquisição da linguagem oral e escrita, construção de conceitos matemáticos e habilidades artísticas levando em consideração que a criança é um ser pensante e traz consigo experiências de vida e conhecimentos prévios.
Visando ao atendimento dos objetivos para esse nível de ensino, a CPB Educacional produziu um material didático que contempla o desenvolvimento das habilidades físicas, mentais, morais, sociais e afetivas da criança, atendendo as faixas etárias de 3 a 5 anos.
Ensino Fundamental
Para atender aos requisitos estabelecidos pelos órgãos oficiais e as necessidades da Rede Adventista de Educação, o trabalho realizado com esse nível de ensino visa promover aprendizagem significativa, contextualizada e crítica, em conformidade com os princípios bíblico-cristãos, tendo em vista o desenvolvimento de um cidadão pensante, autônomo e participativo.
Assim, as atividades propostas promovem a reflexão, a pesquisa, a análise de dados e o diálogo, pois é no coletivo que as ideias são compartilhadas, analisadas e organizadas.
Para completar a aprendizagem, o material didático oferecido pela CPB Educacional é apresentado por meio de sequências didáticas, possibilitando a construção e a compreensão dos conceitos que colaboram para o desenvolvimento das habilidades necessárias aos desafios do dia a dia, considerando os aspectos cognitivos, físicos, sociais e espirituais do ser humano.
Em cada nível de ensino, os conteúdos são apresentados de forma crescente, com o aprofundamento necessário a cada faixa etária, em linguagem acessível e apresentação gráfica atraente.
Ensino Médio
O trabalho com o Ensino Médio objetiva a formação do aluno para o pleno exercício da cidadania, capacitando-o a fazer escolhas e colaborando para a aprovação no vestibular – etapa decisiva da carreira estudantil.
O material elaborado pelo Sistema Inter@tivo de Ensino atende as determinações legais da Matriz de Referência para o Ensino Médio e visa ao desenvolvimento físico, moral, social e intelectual do aluno, utilizando procedimentos investigativos e pesquisa como metodologia. As disciplinas apresentam estreita conexão com fatos atuais e com a realidade do aluno.
Por ser fasciculado, apresenta uma estrutura flexível, adaptando-se às necessidades de organização curricular da escola. Os fascículos contemplam as competências e habilidades previstas no Enem, incentivam os estudantes no desenvolvimento do pensamento criativo, da maturidade e da sensibilidade cristã para tomarem decisões acertadas quanto ao futuro; seja para o ingresso no Ensino Superior e/ou no mercado de trabalho.